domingo, 15 de abril de 2012

Qual a Geografia do seu dia?

Levanto às seis e dez da manhã!

Faço uma breve oração, tomo um banho rápido e caio no mundo.

Moro em São Paulo, no bairro do Butantã, próximo ao Km 15 da Rodovia Raposo Tavares. Levo em torno de quinze minutos para chegar ao trabalho.

Nesta hora do dia, não trafego em grandes avenidas. Meu trajeto casa x trabalho é todo feito por entre bairros. Tenho o privilégio de morar e trabalhar numa zona residencial. Contudo, às seis e quarenta da manhã, o trânsito de carros e pessoas já é intenso.

Observo os adultos a caminho de seus afazeres diários, as vans a caminho das escolas, os coletivos lotados, pedestres apressados, etc.

Em meio a tudo isso, o espaço, bem arborizado, bem sinalizado, com muitas casas e prédios residenciais. Farmácias, Mercados, Bancos, Postos de Gasolina e pequenas empresas. Praças Poliesportivas, Postos de Saúde e um Hospital Municipal. O comércio é mais voltado às necessidades básicas humanas.

Do trabalho para a faculdade, as coisas mudam um pouco de figura, pois saio de uma zona residencial e adentro uma das regiões com o maior número de escritórios e empresas da cidade, o Morumbi.

Vejo grandes avenidas, prédios imponentes, trânsito caótico, pessoas aceleradas, semáforos que privilegiam os carros, pois consigo verificar nas faixas de travessia, o grande número de pessoas umas sob as outras. Vejo Shoppings, Prédios, outros Shoppings, muitos outros prédios, e mais prédios, e mais prédios, e mais shoppings, e assim até onde o horizonte nos permitir.

Em suma, no que diz respeito à sua organização (ou desorganização), são contextos e espaços totalmente distintos um do outro. Estão interligados e, acredito, um não aconteceria sem o outro, tendo em vista o nosso modelo de formação de sociedade e economia (Capitalismo).

Eu me relaciono com os dois lugares e, obviamente, prefiro o primeiro ao segundo, todavia, como colocado anteriormente, não há como desvincular um do outro. O que não encontro no primeiro lugar, encontro no segundo e, como diria o músico e compositor Lulu Santos, assim caminha a humanidade.

Este é meu dia.
Este é meu mundo.
Esta é minha geografia.

Dé Santa Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário