domingo, 15 de abril de 2012

Sócrates e Platão

Sócrates é considerado o Pai da Filosofia.

Filosofia é o estudo que visa a ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua inteireza. (Miniaurélio Eletrônico versão 5.12).

Sócrates e Platão inseriram ao universo a Razão e a Sabedoria. Ou seja, o Ser Humano como o centro dos pensamentos. É certo que não ignoravam os Deuses, todavia, acreditavam veemente no conhecimento humano, o homem como responsável pelas questões políticas e sociais.

A partir daí, as questões do homem eram também discutidas com base no conhecimento, pensamento e sabedoria humana.

A Ironia e a Maiêutica são as bases de estudo usadas por Sócrates para criação e exploração da então nova ciência, a Filosofia.

A Ironia consistia em abordar pessoas (Ricas, Pobres, Juízes, Comerciantes, Artistas, etc.) e começar a fazer perguntas sobre determinados temas, como por exemplo, o que é o amor, o que é o belo, o que é a justiça, etc.

Sócrates, com isso, conseguia mostrar aos seus interlocutores o quão contemplavam o senso comum, que nada sabiam e que tudo o que tinham eram somente opiniões simplistas.

A Maiêutica por sua vez, era constituída através da formação do pensamento. Ou seja, estava intimamente ligada com a essência das coisas, a instigar o conhecimento, parir novas ideias. Sua mãe era Maiêutica (Parteira), e Sócrates, ao contrário dela, que dava luz à vida, deu luz ao conhecimento, a sabedoria e todas as questões humanas que conhecemos e vivemos hoje.

Seu pai era Escultor, transformava matéria prima em arte, dava essência às coisas, e isso, claro, Sócrates viu em seu pai.

Estes são os princípios filosóficos de Sócrates.

Finalizo assim, ‘só sei que nada sei. Estamos hoje aqui pensando (ou tentando) e devemos isso aos Senhores Sócrates, Platão e seus discípulos, Obrigado.

Dé Santa Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário